terça-feira, 11 de agosto de 2015

11 de agosto - "A advocacia não é a profissão de covardes"




Foi no dia 11 de agosto de 1827 que D. Pedro I criou os dois primeiros curso de Direito (Ciências Jurídicas e Sociais) no Brasil, sendo um em Olinda e outro em São Paulo.

Por isso, no dia de hoje é comemorado o Dia do Advogado.

E para homenagear a classe, da qual tenho a alegria e gratidão a Deus de poder participar, saúdo todos os advogados na memória do ilustre e inesquecível Dr. Heráclito Fontoura Sobral Pinto, ou simplesmente Dr. Sobral Pinto. 

Advogado com o dom da fala, era católico fervoroso e, mesmo assim, defendeu os comunistas na época de ferro. Luiz Carlos Prestes sempre declarou ser grato ao Dr. Sobral por ter salvado a sua filha, Anita Leocádia Prestes, das mãos nazistas da época.

Na defesa do alemão Berger, invocou a "Lei de Proteções aos Animais" para exigir o mínimo de respeito à pessoa do preso.

É de Sobral a célebre frase: "A advocacia não é a profissão de covardes". Pela sua biografia, jamais será esquecido; temos o dever de sempre carregar o exemplo de vida do ilustre advogado em nossas memórias e atitudes, pautando a vida profissional na ética, moral e coragem. 

Parabéns aos advogados. 

Avante!




2 comentários:

  1. Dr. Sobral Pinto um ícone!
    Grande homem no qual devemos nos espelhar pois diante das circunstâncias levou a sua profissão em linhas retas e exemplares, demostrando o verdadeiro caráter que um advogado ou qualquer profissional digno necessita ter.
    Parabéns pelo belíssimo post, afinal somente um grande profissional como você Dr. Jouber poderia mencionar com tanta veracidade um homem exemplar como o Dr. Pinto.

    ResponderExcluir
  2. A pior dor é a injustiça. O médico que pode curá-la é o advogado.

    ResponderExcluir